Carregando...
Investimento em Imóveis - Orientações e Cuidados

Investimento em Imóveis - Orientações e Cuidados

Se você está pensando em investir em imóveis, conheça aqui algumas orientações, vantagens e cuidados necessários.

Por que investir em imóveis?

Segurança para seu dinheiro

Um imóvel é um patrimônio físico, está lá, ao alcance das mãos, podemos tocar nele, podemos vê-lo. Um imóvel é seu, ninguém lhe tira, o governo não pode congelá-lo como já fez com a poupança e contas bancárias.

Imóvel mantém o valor

Além de gerar renda, um imóvel bem escolhido mantém seu valor e muitas vezes valoriza mais do que a simples correção do dinheiro investido.

Imóvel é fonte de renda

Um imóvel bem escolhido é fonte de renda vitalícia. Todos precisamos de moradia e quem não tem condições de comprar a casa própria sempre estará a procura de um bom imóvel para alugar.

São também uma estratégia para preservar suas economias dos períodos de alta inflação e de política do governo que prejudicam os investimentos em renda fixa.

Aluguel de Temporada

Enquanto o proprietário não utilizar seu imóvel, pode auferir receitas de aluguéis.

Além da própria valorização do imóvel, a locação de imóveis na região de Bombinhas/SC permite receita anual acima dos rendimentos atualmente percebidos pela poupança.

A imobiliária Licurana também pode lhe auxiliar com a gestão do seu imóvel, realizando a divulgação, operação imobiliária, controle de garantias, organização e limpeza, e gestão financeira do imóvel (rendimento de aluguéis e pagamento de obrigações como luz, água, gás, condomínio, internet, IPTU, ...).

Organização e estrutura financeira

Os proprietários de imóveis se acostumam a receber o aluguel mensal de suas propriedades e com estes rendimentos fazem seus planos de forma organizada.

Por exemplo, a renda de um apartamento pode ser utilizada para pagar suas férias anuais, a mesada dos filhos, parcela de algum financiamento ou investimento, aumentar os rendimentos e fornecer maior estabilidade para aposentadoria...

Quem possui imóveis normalmente é mais independente e estável

Uma pesquisa aponta que, enquanto as pessoas que moram de aluguel, em sua maioria, costumavam possuir dívidas, as pessoas que moravam em casa própria costumavam possuir reserva de dinheiro no banco.


Riscos do investimento em imóveis

Baixa liquidez

Não há imóvel difícil de vender; o que pode acontecer é que você está pedindo muito por ele, ou pagou muito caro quando comprou. Para ter liquidez, precisa vender pelo quanto vale.

É difícil vender, dá trabalho

É preciso anunciar, tratar com corretores, mostrar aos interessados, esclarecer dúvidas, averiguar a idoneidade das partes, etc.

Aí que surge a Imobiliária Licurana, que poderá te auxiliar nestas etapas.

Desvalorização

Desconsiderando catástrofes econômicas, o único jeito de perder dinheiro é quando a região onde se localiza um imóvel se desvaloriza.

Geralmente esse processo (que é lento) ocorre em função de políticas públicas. O mercado apenas se ajusta às medidas tomadas pelo governo.

Pode ser difícil de alugar

Alguns imóveis raramente ficam desocupados, mas para evitar o risco, pode-se analisar o histórico do imóvel antes de comprar e optar por comprar já locado.

Uma boa carteira de clientes e fornecedores, e um bom trabalho de divulgação por quem conhece e domina este mercado, facilita este processo.

Inquilinos inadimplentes

Este problema só possui quem não observa as melhores práticas:

  • Formalize previamente a transação por meio de um contrato;
  • Use a lei e a justiça a seu favor e você ainda receberá multa e juros;
  • Exija seguro-fiança ou fiador;
  • Deixe uma imobiliária experiente cuidar da seleção dos prováveis inquilinos (eles saberão evitar os problemáticos).

Muitas responsabilidades em gerenciar

Quem tem, cuida... E um imóvel implica em diversas responsabilidades (manutenções, segurança, limpeza, despesas com IPTU, condomínio, água, luz, gás, ...), ainda mais para quem não reside próximo do imóvel.

Para eliminar estas preocupações, você pode contar com uma imobiliária que administre seus imóveis com transparência, responsabilidade e comprometimento. 

Imóveis são muito caros

Você investe em imóveis para constituir patrimônio, não para juntar moedas, mas sabemos que este se trata de um investimento de grande valor. Se você trabalhar em parceria com uma boa imobiliária, pode conseguir boas ofertas e negócios.

Adiante, sugerimos algumas formas de alavancagem financeira.


Atenção na hora de investir em imóveis

1. O investimento requer dedicação e envolve despesas

Investir em imóveis requer algum trabalho. Se você vai comprar imóveis, há o tempo dedicado para encontrar boas ofertas, apurar informações relevantes, visitar os imóveis mais interessantes e confirmar se realmente são tudo que pareciam ser no anúncio. 

Há também o custo das ligações telefônicas para apurar os detalhes dos imóveis, o deslocamento e as taxas provenientes da transação.

Como já comentado no slide anterior, gerenciar imóveis dá trabalho. Assim, se desejarmos terceirizar esta parte do negócio, devemos ser capazes de obter lucros mesmo pagando pessoas, funcionários ou empresas que cuidem deste investimento para nós.

 

2. Investimentos são feitos com a cabeça, não com o coração

Um imóvel para investimento não tem que ser bonito, tem que dar lucro. Não iremos morar nele, não iremos trabalhar nele, iremos lucrar com ele.

Devemos ver um imóvel sempre como um negócio, portanto, estudar os detalhes financeiros do mesmo para descobrir como obter os maiores lucros sobre o dinheiro que investimos.

Um imóvel para investimento não deve ser visto como bom ou ruim usando nossos filtros normais, os que usaríamos para comprar uma casa própria, um consultório ou o escritório que sonhamos para nossa empresa.

Um imóvel para investimento tem que ser visto apenas em seus números. Pode ficar em uma vizinhança que não gostamos, pode ser uma sala escura em um prédio feio, pode ter apenas chuveiro elétrico quando você está acostumado a ter água quente com caldeira... desde que dê lucro! 

 

3. Localização

Devemos interpretar a localização com o fim a que o imóvel se destina.

Em uma rua cheia de lojas e comércio, será que é um bom investimento aquele imóvel residencial? Pode ser, pode não ser. Por um lado, há a praticidade do comércio próximo. Por outro lado, há o barulho...

Qual característica tem maior peso no processo de escolha de quem será o usuário final do imóvel?

É importante analisar bem a região, os acessos, o comércio, estrutura e opções de lazer que se tem por perto...

 

4. Fique atento aos detalhes

É muito importante verificar os registros, incorporação, escritura, impedimentos jurídicos, e a situação dos imóveis e seus proprietários.

Por exemplo, uma pessoa pretendia construir em frente a uma universidade pequenos prédios com apartamentos para estudantes.

Foram avaliados alguns terrenos e, apesar de apresentarem um preço alto, pareciam permitir a construção de apartamentos suficientes para compensar o investimento.

Tudo seria ótimo, não fosse um detalhe: ao verificar o plano diretor do município, se descobriu que não seria possível fazer a construção planejada. Por ser uma zona de casas, o índice de construção era muito baixo para construir um prédio.

Somando-se este fato com o valor do terreno, mostrou-se inviável tal investimento.

Viabilidade ambiental também implicam em restrições...

 

5. Alavancagem financeira

Um imóvel representa um investimento de alto valor. Se você não dispõe de todo o recurso para a aquisição à vista, algumas das sugestões abaixo podem auxiliar a viabilizar o negócio:

  • Financiamento bancário por linhas de crédito habitacionais;
  • Adquirir consórcio de uma Carta de Crédito (contemplada ou não);
  • Adquirir em sociedade com outras pessoas, seja para investimento ou moradia;
  • Adquirir um imóvel já alugado, que gere receita para auxiliar a pagar as parcelas do financiamento ou consórcio;
  • Comprar o imóvel na planta (embora tome um tempo para usufruir do bem, o valor fica em média de 15% a 30% menor).

 

6. Parceria

Aqui vale aquela regra de que duas cabeças pensam melhor que uma.

Contrate quem sabe o que faz; o custo disso será bem menor do que o custo de errar.

 

7. Credibilidade

Não perca tempo com o que dizem por aí, verifique a credibilidade por referências e histórico do seu parceiro; saiba o que já fizeram, conheça seus negócios e empreendimentos.

Realizações passadas podem não servir de garantia, mas com certeza ajudam a minimizar o risco. Você prefere trabalhar com quem tem estabelecimento fixo, já negociou diversos imóveis e tem conhecimento e experiência, ou quem irá trabalhar pela primeira vez?

Gostou? Então compartilhe!

Deixe seu comentário:

Você sabia que seu navegador está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para baixar o navegador desejado:

Download Google Chrome

Google Chrome

Download Opera

Opera

Mozilla Firefox

Mozilla Firefox

Microsoft Internet Explorer

Microsoft Internet Explorer

contato@licuranaimoveisbombas.com.br - Av. Leopoldo Zarling, 1118, Ed. San Marino - Praia de Bombas - Bombinhas / SC - +55 (47) 3361.5771 ::: (47) 9.9997.5771 (whatsapp)