Carregando...
Conheça Bombinhas (principais características, prais e serviços oferecidos)

Conheça Bombinhas (principais características, prais e serviços oferecidos)

Resumo da cidade e características de Bombinhas (gastronomia, praias e alguns dos serviços oferecidos).

BOMBINHAS

 

Distância de Florianópolis - 61 km
Distância de Porto Alegre - 563 km
Aeroporto de Florianópolis - 78 km
Aeroporto de Navegantes - 56 km
Principais atrativos turísticos: Praia de Bombinhas, Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros.

Formada por 36 praias, quatro ilhas e dois parques ecológicos, Bombinhas, localizada a 60 quilômetros de Florianópolis, é simplesmente encantadora. A Prefeitura de Bombinhas, que há cerca de dez anos emancipou-se de Porto Belo, preservou a vegetação local, tornando a cidade um paraíso ecológico. Conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico, Bombinhas é um dos balneários mais procurados por quem pratica o mergulho, conquistando fama devido a seus atributos at é mesmo no exterior. Muitos turistas que passam as férias lá aproveitam a oportunidade para matricular-se nas várias escolas de mergulho espalhadas pela cidade, que, al ém de passeio de barco, oferecem material completo e at é um curso básico de mergulho, com direito à habilitação universal.

Praias mais conhecidas
As praias mais conhecidas do município são: Bombinhas, Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros. Para quem gosta de movimento, o ideal é ficar pelas praias centrais de Bombas e Bombinhas. Destaque para o costão esquerdo de Bombas, onde encontra-se um trecho da Mata Atlântica, hoje transformado em Parque Municipal da Gal'heta. Bem pertinho dali está Quatro Ilhas, um dos lugares mais belos e místicos de Bombinhas e onde estão situadas as ilhas do Arvoredo, Gal é, Deserta e Macuco. A praia de Quatro Ilhas possui um mar de águas cristalinas e areias ricas em cristais de quartzo, o que, de acordo com os esot éricos, garante o armazenamento de grande carga de energia. Além do paraíso ecológico, Quatro Ilhas é conhecida internacionalmente por causa do surf - trata-se de um dos recantos mais propícios à prática deste esporte.
 

Assim também é Mariscal. Com 4 km de extensão, é muito procurada pelos surfistas devido as boas condições do mar. Lá, as águas são cristalinas, a areia é branca e as encostas se destacam pelo verde exuberante, um conjunto que desperta o interesse de boa parte dos turistas. Já a enseada de Zimbros, caracteriza-se principalmente pela paisagem pitoresca - barcos de pescadores artesanais que enfeitam sua orla. As águas são claras e tranqüilas, próprias para as crianças e a prática de esportes náuticos. Seu costão de Mata Atlântica abriga as desertas praias da Lagoa, do Cardoso, Vermelha e Triste que são conhecidas somente por aqueles que são adeptos a longas caminhadas pelas trilhas.

Para encerrar a rota das principais praias do município de Bombinhas, está a Praia do Canto Grande, a mais extensa de todas. Com águas calmas, frias e areia limpa, é própria para as crianças e a prática de esportes náuticos como windsurf, jet-ski e iatismo. Durante o verão, uma boa pedida é saborear os famosos petiscos dos bares e restaurantes à beira da praia.
Outra sugestão é subir o Morro do Macaco, hoje parque municipal, e avistar todas as ilhas que compõem a reserva do Arvoredo.

Natureza é a principal riqueza

Como os atrativos naturais são a principal riqueza da cidade, quem vai a Bombinhas, deve, em primeiro lugar, saber que o cenário é convidativo para férias sossegadas e um encontro com a natureza. A Reserva Biológica do Arvoredo, por exemplo, formada por um quadrilátero compreendido entre o Calhau de São Pedro, ilha da Galé, a ilha Deserta e a ilha do Arvoredo, é, sem dúvida, um dos lugares mais fascinantes para visitar. Uma boa sugestão para conhecer a reserva é procurar uma das operadoras de mergulho que possui licença para operar na área. Além de dispor de vários passeios para lá durante o dia, também oferecem cursos básicos de mergulho. 


O passeio até a ilha - dependendo do tipo de barco, ventos e mar - leva cerca de uma hora. Por isso é importante que você procure um marinheiro experiente para não enfrentar nenhum tipo de dificuldades no mar durante o trajeto. Caminhando sobre as águas, pode-se apreciar a flora e observar a riquíssima fauna marinha. Quando estiver lá, observe o cargueiro LILI (1957), que afundou próximo à Ilha dos Galés

Trilhas e cenário paradisíaco
Como boa parte do município está localizada dentro da Mata Atlântica, com áreas ainda preservadas e intocáveis, há diversas trilhas que descortinam paisagens exuberantes em Bombinhas. Aos mais aventureiros a sugestão é pegar a trilha que parte da Praia de Zimbros, localizada na extremidade direita, e seguir em direção às praias Deserta, Cardoso, Vermelha e Triste e à cachoeira da Praia Triste. 

Apesar da exaustiva caminhada, o passeio é inesquecível. Outra dica é a trilha do Parque Municipal do Morro do Macaco, que fica em Canto Grande, provavelmente a mais procurada. O passeio é feito somente a pé e do alto do morro avista-se o arquipélago do Arvoredo e as belas enseadas do Mariscal e Zimbros.

Há ainda a opção de fazer trilhas ecológicas no pequeno morro da praia de Quatro Ilhas, próxima à praia de Bombinhas e também em direção a Praia da Tainha.

Passeios de dia e quando o céu escurece
Que tal sobrevoar a uma altura de 150 metros sobre as praias de Bombinhas e poder enxergar de cima as águas mais límpidas do litoral catarinense (o helicóptero fica no canto Sul da praia de Quatro Ilhas) ou, quem sabe, ir até o Parque Municipal do Morro do Macaco - uma das vistas mais encantadoras de Bombinhas e fazer vôo livre? 

O mesmo passeio também pode ser feito nas praias de Canto Grande e Conceição, onde há pontos de decolagem para vôo livre. Há ainda opções para a prática de Windsurfe, iatismo, esqui-aquático, jet-ski e bananas boat em praias como Zimbros, Canto Grande (Mar de dentro) e Bombinhas, onde as águas são calmas e propícias para esportes náuticos.

Devido a sua própria característica de praia de família, não há muitos locais de agito em Bombinhas, porém, a infra-estrutura do município é adequada às exigências dos turistas. Entre as opções noturnas estão o complexo de lazer - Vila do Farol, com pousada, lojas, restaurantes e cafés. Pelo charme e luxo do local virou ponto de encontro após a praia. Também há avenida central, onde é possível curtir um show de música nas calçadas e dançar, além das dezenas de bares instalados na beira do mar. A maioria fica aberto até tarde da noite. 
Curtidores da noite e adeptos de luaus, costumam ir até a tranqüila praia da Conceição.

Gastronomia
Uma das principais atividades exercidas no município é a pesca artesanal de camarões, peixes e diversos frutos do mar, além da cooperativa de maricultores que fazem o beneficiamento de mariscos e ostras. Por isso, a gastronomia de Bombinhas é tipicamente à base de frutos do mar, com pratos simples e ricos em sabores e aromas. Entre os mais apreciados estão a caldeirada, moquecas de peixe, anchovas, camarões, lagostas, siris, lulas e polvos.

zmapa

Gostou? Então compartilhe!

Deixe seu comentário:

Você sabia que seu navegador está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para baixar o navegador desejado:

Download Google Chrome

Google Chrome

Download Opera

Opera

Mozilla Firefox

Mozilla Firefox

Microsoft Internet Explorer

Microsoft Internet Explorer

contato@licuranaimoveisbombas.com.br - Av. Leopoldo Zarling, 1118, Ed. San Marino - Praia de Bombas - Bombinhas / SC - +55 (47) 3361.5771 ::: (47) 9.9997.5771 (whatsapp)